Agosto Lilás: documentário produzido em Joinville conta o drama de gestantes vítimas de violência doméstica

Agosto Lilás: documentário produzido em Joinville conta o drama de gestantes vítimas de violência doméstica

O mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, conhecido como Agosto Lilás, marca o lançamento do documentário “Um lar seguro que diz sim à vida e não à violência contra a mulher”. A produção de 45 minutos mostra a rotina do Lar Renascer, em Joinville/Santa Catarina, casa que acolhe gestantes vítimas de violência doméstica ou em situação de vulnerabilidade social.

O documentário conta com pesquisa, roteiro, produção e direção-geral da jornalista Dani Lando, que fará uma série de palestras no município para compartilhar os detalhes do trabalho. A primeira delas será na Comissão da Mulher Advogada, da OAB, em Joinville, na sexta-feira, 26/08, às 9h.

Abandono
Dores físicas e emocionais, solidão, incertezas, preconceito e ausência de rede de apoio. Essa é a realidade de mais de 34 milhões de mães solo no Brasil. Em Joinville, elas têm a oportunidade de recomeçar. Ficam abrigadas no Lar Renascer pelo tempo que for necessário até que consigam seguir sozinhas por um caminho independente financeiramente, emocionalmente e psicologicamente.

Preconceito
No percurso da reconstrução da vida elas ainda enfrentam os preconceitos da sociedade em relação a uma mãe solteira, e driblam barreiras para conseguir moradia e emprego já que muitas abandonaram os estudos.

No mês dos pais, filhos sem o sobrenome dos pais
O documentário chama atenção para um dado que reflete o abandono. No mês dos pais mais de 90 mil crianças foram registradas sem o nome dos genitores em 2022. Lembrando que agosto também marca o Dia da Gestante.

Números da violência doméstica
A produção também traz dados atualizados sobre o número de processos de violência doméstica em tramitação no Tribunal de Justiça, e boletins de ocorrência registrados na Polícia Civil.

Gravado em 2022, o documentário contou com o apoio cultural da Secretaria de Cultura e Turismo da prefeitura de Joinville, por meio do edital do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura.

SERVIÇO
Exibição do documentário Um lar seguro
Onde: Comissão da Mulher /OAB Joinville – Rua Amazonas, 46, Saguacu
Quando: 26/08
Horário: às 9h
Confirmar presença pelo whats: 47-9-9947-2881