Beterraba e suco

Alimentação ajuda a melhorar a imunidade ?

Por que é importante ter boa imunidade?

Ouve se muito hoje falar sobre imunidade baixa por medo de contrair um virus, porém cuidar da imunidade deve ser um cuidado diário de bem estar de todos do bebê ao vovô garantindo, longevidade e disposição ,e assim ter uma vida feliz e saudável ao lado de quem se ama.

Imunidade o que é ?

Imunidade é o nome que damos à capacidade do organismo de se defender de invasores, no caso vírus, bactérias ou fungos que possam causar doenças. Quando ela está baixa, ficamos muito mais propensos a ter pequenas e grandes infecções e quadros como gripes e outras doenças de convívio social.

Como a Alimentação pode ajudar ?

Não existe um alimento especifico que possa ser indicado, pois a imunidade sempre é um conjunto de fatores do organismo, bem como um conjunto de vitaminas minerais que são encontrados em diversos alimentos, para tanto o que se pode afirmar que, uma das indicações médicas para melhorar a imunidade, são em geral a alimentação saudável, e atingir a recomendação diária variada de consumo de frutas e vegetais, você já garante uma defesa melhor para o seu organismo.

“O consumo deve ser de cinco porções por dia, sendo três de frutas e duas de vegetais”
A seguir, confira alguns dos melhores alimentos para sua imunidade e não deixe de incluí-los no seu prato diariamente:

1- Frutas cítricas
Frutas cítricas, como laranja, acerola, kiwi, são ricos em vitamina C que aumenta a produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema imunológico e que tem a função de combater microorganismo e estruturas estranhas ao corpo. O nutriente também aumenta os níveis de anticorpos no organismo.

2- Vegetais verdes escuros
Alimentos como brócolis, couve, espinafre são ricos em ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo, e também pode ser encontrado no feijão, cogumelos (como o shimeji e o shiitake).

3- Oleaginosas
Além de zinco, as nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais (de girassol, gérmen de trigo, milho e canola) são ricos em vitamina E. Ela é benéfica, principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade

5- Tomate
Rico em licopeno, o tomate é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo. Esses compostos aceleram o envelhecimento celular e deixam o corpo mais propício a desenvolver doenças.

6- Gengibre
Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, o gengibre vai além de ajudar a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo.

7- Pimenta
A pimenta é fonte de betacaroneto, substância que se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções.

8- Alho
O alho, além de trazer um sabor delicioso para os mais diversos pratos, reduz e ajuda a diluir o muco nos pulmões, sendo eficaz contra tosse persistente e bronquite. Inclusive, o alho pode ser consumido junto a antibióticos. Por ser rico em vitamina A, C e E, alho é um forte aliado para reforçar o sistema imunológico.

9- Cebola
A cebola é rica em substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas, como a alicina, que ainda reduz o risco de alguns tipos de câncer, como o de boca, laringe, esôfago, cólon, mamas, ovário e rins. Por isso, é um ótimo remédio para afastar gripes, resfriados e infecções em geral.

10- Beterraba
Com alto teor de potássio, ela auxilia no controle da pressão arterial e ajuda a fortalecer a imunidade e combater os efeitos do envelhecimento com a vitamina C;

11- Morango:
O morango é rico em vitamina C, um tipo de vitamina que ajuda a fortalecer as defesas naturais do organismo, já que aumenta a produção de células do sistema imune, aumentando a resistência a infecções.

12- Batata-Doce
A batata-doce é rica em vitamina A, C e outros compostos antioxidantes que ajudam no desenvolvimento e fortalecimento do sistema imune. De acordo com vários estudos, a vitamina A possui um efeito terapêutico no tratamento de diversas doenças infecciosas, sendo importante incluir os alimentos ricos nesta vitamina na alimentação.

E para as mamães para saúde do bebe:

Os alimentos que aumentam a imunidade do bebê podem ser:

Frutas em geral, especialmente laranja, maçã, pera e banana;
Vegetais, como cenoura, abóbora, tomate e abobrinha;
Esses alimentos, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico do bebê, também são facilmente digeridos pelo organismo do bebê e não causam alergias.

Fontes:

https://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/10833-18-alimentos-para-aumentar-a-imunidade-de-forma-natural

https://www.tuasaude.com/alimentos-que-aumentam-a-imunidade/