Arquivo Histórico de Joinville

O Arquivo Histórico de Joinville – AHJ é uma unidade cultural do Município de Joinville (SC). Foi criado por meio da Lei Municipal nº 1.182/1972 e é gerido pela Secretaria de Cultura e Turismo.

Tem por finalidade coordenar e implementar a gestão documental, a guarda permanente, a organização, a preservação e a difusão dos documentos produzidos, recebidos e/ou acumulados pelo Poder Executivo Municipal, bem como dos documentos privados considerados de interesse público e social sob sua custódia, visando o acesso à informação.

Sua origem enquanto “Arquivo Histórico Municipal de Joinville” ocorreu em uma sala da Biblioteca Pública Municipal Prefeito Rolf Colin. Em 18 de julho de 1986, foi inaugurado o atual prédio, construído especificamente para ser um arquivo, fruto de um convênio com o governo da República Federal da Alemanha e Prefeitura Municipal de Joinville.

Em 2015, por meio da Lei Municipal n° 7.992/2015, teve sua denominação alterada para Arquivo Histórico de Joinville e sua política de acervo redefinida.

Funcionamento
Sede do Arquivo Histórico de Joinville – AHJ
Localização: Avenida Hermann August Lepper, 650 – Saguaçu – 89221-005, Joinville – SC
Horário ao público: segunda a sexta, 8h às 18h
Canais para comunicação: (47) 3422-2154 | arquivohistorico@joinville.sc.gov.br
Serviços
Consultar lista de imigrantes de Joinville
SIMGeo – Sistema de Informações Municipais Georreferenciadas de Joinville

Fonte: Prefeitura

ENCICLOPÉDIA LIVRE

O Arquivo Histórico de Joinville é um arquivo localizado na cidade de Joinville, Santa Catarina. Foi criado pela Lei Municipal nº 1.182, de 20 de março de 1972, com o objetivo de recolher, guardar, conservar, restaurar e preservar a documentação produzida por instituições governamentais de âmbito municipal e documentos privados de interesse público sob sua guarda, garantindo acesso às informações. De 1972 até 1986 o arquivo funcionou em uma sala da Biblioteca Pública Municipal Rolf Colin. Em 1986, a partir de convênio com o Governo da Alemanha, foi inaugurada a sede da instituição.

Tem como objetivos: recolher, guardar, conservar, restaurar e preservar a documentação produzida por instituições governamentais de âmbito municipal, bem como os documentos privados de interesse público sob sua guarda. Garante acesso público às informações nele contidas, com o objetivo de apoiar as instâncias dos poderes públicos municipais nas suas decisões político-administrativas, o cidadão na defesa de seus direitos e de incentivar a pesquisa relacionada com o desenvolvimento regional.

Fonte: Wikipedia