Cemitério do Imigrante / Casa da Memória
O Cemitério do Imigrante
é um local de preservação histórico-cultural do Município de Joinville (SC). Fica anexo à Casa da Memória.
O cemitério possui cerca de 490 sepulturas, embora o número de sepultados supere os 2 mil, entre imigrantes e seus descendentes, luso-brasileiros e afro-descendentes.
Sua localização determinada pela Companhia Colonizadora de Hamburgo, responsável pela formação da Colônia Dona Francisca, na rua XV de Novembro.
O primeiro sepultamento ocorreu em dezembro de 1851. O cemitério funcionou até o ano de 1913 e foi tombado em 1962, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como patrimônio histórico.
Funcionamento
Sede do Cemitério do Imigrante de Joinville
Localização: Rua XV de Novembro, 1000 – Centro – 89201-602, Joinville – SC
Horário ao público: segunda a sexta, 8h às 14h | visitação
Canais para comunicação: (47) 3433-3732
Fonte: Prefeitura de Joinville
A Casa da Memória
é uma uma unidade cultural do Município de Joinville (SC). Fica anexa ao Cemitério do Imigrante.
Foi criada em 1984, após a aquisição da casa que serviu como residência do coveiro do antigo Cemitério Protestante, conhecido como Cemitério do Imigrante.
Seu objetivo é promover reflexões a respeito das memórias do município e da importância da preservação do patrimônio cemiterial. Também sedia eventos e funciona como sede administrativa do Cemitério do Imigrante.
Funcionamento
Sede da Casa da Memória
Localização: Rua XV de Novembro, 1000 – Centro – 89201-602, Joinville – SC
Horário ao público: segunda a sexta, 8h às 14h | visitação
Canais para comunicação: (47) 3433-3732
Fonte: Prefeitura de Joinville
ENCICLOPÉDIA LIVRE
A Casa da Memória foi criada em 1984 após a aquisição da casa, que serviu como residência do coveiro do antigo Cemitério Protestante, conhecido como Cemitério do Imigrante de Joinville. A instituição tem como objetivo promover reflexões a respeito das memórias do município e da importância da preservação do patrimônio cemiterial. Esta unidade é administrada diretamente pela Gerência de Patrimônio Cultural.
Patrimônio tombado desde 1962 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Cemitério do Imigrante teve a localização determinada pela Companhia Colonizadora de Hamburgo na rua XV de Novembro. O primeiro sepultamento ocorreu em dezembro de 1851, sendo que o cemitério funcionou até o ano de 1913. Nele constam cerca de 490 sepulturas, embora o número de sepultados supere os 2 mil, entre imigrantes e seus descendentes, luso-brasileiros e afrodescendentes que colonizaram a região.
Fonte: Wikipedia