Domingo tem batalha de poesia em Joinville

Você é bom em rimar e criar versos? Gosta de poesia? Esse evento é para você! No próximo dia 29 de setembro, domingo, a partir 15h, acontece na Casa Quincão Hospedagem Cultural, em Joinville (SC), a 8ª edição do Slam J.O, batalha de poesia falada. A entrada é gratuita.

A edição especial do evento multicultural, que acontece sempre no último domingo de cada mês, trará além da já tradicional batalha de poesia, música com Eduarda Maiolini e banda Hysteria, Victória Cristina França, Victória Ferreira e o violonista  Joan de Castro Nascimento, além de design autoral, exposição de arte e gastronomia.

Os eventos de ‘batalhas de versos’ se firmam como espaço de literatura nas periferias, ocupando cada vez mais espaços, e assim se firmando como palco da diversidade literária. Os slams são campeonatos de poesia, e vem conquistando os grandes centros brasileiros. No evento, os participantes têm até três minutos para apresentarem seu desempenho – uma poesia de autoria própria, sem adereços ou acompanhamento musical. O texto pode ser escrito com antecedência, mas também pode haver improvisação. Não há regras sobre o formato da poesia. O júri é escolhido na hora, ou previamente, e dá notas de 0 a 10, que podem ser fracionadas. Entre todos os competidores, a maior nota vence. Os campeonatos não são obrigados a seguir normas rígidas, mas a maior parte obedece a essas regras.

SURGIMENTO DO SLAM

Criado nos anos 1980 em Chicago, nos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que a cultura hip hop tomava forma, e se consolidava.  Só chegou em nosso país mais tarde, nos anos 2000. O campeonato ZAP, Zona Autônoma da Palavra, foi o primeiro deles, trazido pelo Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, um Coletivo Paulistano de Teatro Hip-Hop. Criado em 2008 por Roberta Estrela D’Alva, depois de uma viagem aos Estados Unidos. Atualmente, existem em torno de 30 slams no Brasil.

SERVIÇO

O quê: 8ª edição do Slam J.O – Batalha de poesia falada de Joinville – SC – Edição Especial

Quando: 29 de setembro – Domingo

Horário: Das 15h às 20h

Onde:  Casa Quincão Hospedagem CulturalVisconde de Mauá 1420 – Santo Antônio – Joinville (SC)

Quanto: Gratuito

*Informações: Rodrigo Domingos- Assessoria de comunicação

Meme do Dia
This error message is only visible to WordPress admins