Estação da Memória

A Estação da Memória, também conhecida como Estação Ferroviária de Joinville, é uma unidade cultural do Município de Joinville (SC).

O edifício é um dos marcos do desenvolvimento de Joinville e da história ferroviária do País. Construído em 1906, o prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2008, tornando-se patrimônio arquitetônico brasileiro.

Além de contar a história da cidade por meio da arquitetura, dos trilhos e dos objetos de época, o local abriga área de cultura e educação patrimonial e sedia eventos como o “Sábado Cultural na Estação”. Suas instalações também abrigam o Museu da Bicicleta e o Museu do Ferro de Passar (fechados temporariamente).

Funcionamento
Sede da Estação da Memória
Localização: Rua Leite Ribeiro, s/nº (antiga Estação Ferroviária) – Anita Garibaldi – 89202-090, Joinville – SC
Horário ao público: terça a domingo, 10h às 16h (visitação)
Canais para comunicação: (47) 3422-5222 | estacao@joinville.sc.gov.br

Fonte: Prefeitura de Joinville

ENCICLOPÉDIA LIVRE

A Estação da Memória, antiga Estação Ferroviária de Joinville, construída em 1906, é um importante edifício ferroviário do Brasil e um marco no processo de formação e desenvolvimento do município. Sua arquitetura e sua estreita ligação afetiva com a sociedade Joinvillense a torna um bem cultural representativo da cultura local e um atrativo turístico.

Em 2008, o Iphan realizou o tombamento da Estação, classificando-a como patrimônio arquitetônico do Brasil. No mesmo ano, o Complexo foi inaugurado sob a denominação Estação da Memória. Em 30/08/2010 foi assinado o Decreto nº 17.008 que regulamentou a criação desta unidade. Seu objetivo é atuar como centro de referência de memória das identidades que estabelecem a diversidade cultural de Joinville e região.

O local abriga a Coordenação de Patrimônio Cultural, área de lazer, cultura e educação, contando a história da cidade, bem como a memória do trabalho em Joinville e região. Mensalmente ocorre neste espaço o evento “Sábado na Estação”, com Mercado de Pulgas, Feira de Arte, Artesanato e Apresentações Culturais.

Fonte: Wikipedia

Meme do Dia
This error message is only visible to WordPress admins