Imagem Bolsonaro Usando Mascara Errado

Máscaras de tecido, devo usar ou não ? Ministro da Saúde responde!

Máscaras de tecido, devo usar ou não? Esta é uma dúvida que deu muita discussão nas redes sociais. Afinal, usar máscara de tecido ajuda ou não na prevenção ao coronavírus? Aguardamos um pronunciamento e trouxemos este informativo.

O ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, orientou às pessoas a confeccionarem suas próprias máscaras caseiras em pano, de acordo com informações publicadas no Correio do Estado.

“Essa questão de máscaras, se temos poucas, vamos deixar para os enfermeiros, médicos. Se for para sair e ir até a unidade de saúde para confirmar, usa uma máscara de pano, confecciona a sua máscara. Eu digo assim, poupe o material de saúde para os enfermeiros e médicos. Eles são as pessoas mais importantes da cidade hoje, o pessoal da Saúde”, disse em coletiva.

Mandetta reclamou, em coletiva realizada no dia 19 de março, que as pessoas compararam as máscaras e desabasteceram o setor e que se necessário vai tomar medidas necessárias para produzir “Vamos lutar e vamos fazer, máscara também. Não tem essa de material da China, vamos ver qual material pode fazer, se precisar, não tem problema, se não tiver descartável vamos de pano”, declarou Mandetta.

Sendo assim comprar de alguma artesa , ou confeccionar mascaras artesanais de tecido pois tornou oficialmente uma opção a mais de proteção.

Como confeccionar máscara de proteção caseira artesanal

Na internet há inúmeros vídeos ensinando como fazer máscara, inclusive modelos e moldes que podem ser baixados gratuitamente. Há orientações antigas de médicos com passo-a-passo de como fazer máscaras para pacientes em tratamento quimioterápico, que podem principalmente agora ser utilizadas agora para a pandemia por coronavírus COVID-19.

O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas, ela deve cobrir totalmente a boca e nariz, sem deixar espaços nas laterais. Também é importante que a máscara seja utilizada corretamente e que não, seja manipulada enquanto estiver na rua e antes de ser retirada deve-se lavar as mãos.

A apresentadora Ana Furtado por exemplo, usou máscaras personalizadas durante o tratamento quimioterápico, levou a artesã Silvia Oliveira ao programa “É de Casa” para ensinar a fazer máscaras protetoras decoradas que disponibilizou os moldes (Link abaixo em fontes) 

Modo de Fazer:

  1. Pegar um pedaço de tecido de algodão, se tiver dê preferência ao tricoline
  2. Faça um molde em papel de forma no qual o tamanho da máscara permita cobrir a boca e nariz.
  3. Faça a máscara usando duplo tecido.
  4. Prenda e costure na extremidade da máscara um elástico, ou amarras.

Caso não queira ou não tenha materiais pra confeccionar existem varias artesas costureiras fazendo por que é uma época difícil para todas na sua cidade ou em outras cidades online.

É importante que antes de utilizada a máscara seja lavada com sabão neutro e passada com ferro quente. Ao utilizar não fique manipulando a máscara na rua, não fique ajustando a máscara na rua, ao chegar em casa lave as mãos com água e sabão antes de retirar a máscara.

Após cada uso a máscara de tecido deve ser lavada novamente com água e sabão e passada com ferro quente.

Fontes:

https://pfarma.com.br/noticia-setor-farmaceutico/saude/5281-mascara-caseira.html

http://especiaiss3.gshow.globo.com/programas/e-de-casa/download/E-DE-CASA-Mascaras-Decoradas.zip?_ga=2.31829949.2002863939.1584828946-928480756.1583437801

Meme do Dia
This error message is only visible to WordPress admins