Temperos Funcionais

Vamos começar essa postagem lembrando que não existem alimentos mágicos. Se existissem, já teríamos descoberto nesses milhares de anos da existência humana. Porém, é de conhecimento comum, que há ervas e temperos que podem ajudar ou prejudicar o bom funcionamento do nosso organismo. Listamos hoje, alguns condimentos que darão mais sabor a suas receitas e ainda trarão benefícios a sua saúde.

Canela Melhora a eficácia da insulina, sendo útil para controlar os níveis de açúcar no sangue, facilita a digestão e elimina os gases, o que ajuda a desinchar a barriga. Esta especiaria também aumenta o metabolismo, o que faz o corpo gastar mais calorias mesmo estando parado. A canela também é antibacteriana e antifúngico natural. Deve ser evitada durante os primeiros meses de gravidez pelo efeito termogênico.

Cúrcuma/Açafrão-da-terra  Ajuda a aliviar inflamações nas articulações e dores artríticas; auxilia na digestão. Ajuda na liberação da dopamina que promove sensação de bem estar. Antioxidante, previne diabetes tipo 2 e contém propriedades antibacterianas. Estudos apontam que ela ajuda a prevenir Alzheimer.

Orégano Popular nas coberturas de pizzas, ideais para acompanhar molhos, esse tempero tem a capacidade de estimular a produção de enzimas responsáveis pela digestão de carboidratos e atuar como um tônico digestivo. Também poder antioxidante e levemente diurético.

Salsinha Possui grande potencial diurético e ajuda a prevenir a formação de gases e inchaço abdominal. Contém propriedades que auxiliam a digestão, limpam o fígado e eliminam toxinas do corpo.

Pimenta Rico em antioxidantes como as vitaminas A e E, o betacaroteno e os flavonoides, ajudam a neutralizar os radicais livres. Auxilia na liberação de endorfina que provoca sensação de bem estar. Fonte de vitamina C e A. Também possui poder termogênico.

Alecrim  Tem forte ação antioxidante, anti-inflamatória, diurética e antidiarreica, auxilia no processo de digestão e na proteção do fígado, atua na redução dos gases e ajuda no controle da pressão arterial e colesterol.

Gengibre  O gengibre é antialérgico, antioxidante e estimula o sistema imunológico. Ele também serve para reduzir náuseas e enjoos, cólicas, gases, rinite e sinusite.

Manjericão   O manjericão possui grande ação antioxidante e estimula a circulação sanguínea. Também é um antisséptico, digestivo e anti-inflamatório natural, é rico em ferro, potássio, magnésio e cálcio. Ajuda no combate a infecções bacterianas, respiratórias e urinárias.

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